Caras(os) Oficineiras(os)
A título muito especial conseguimos a colaboração periódica do Prof. Matululu. Licenciado em “Curiosidades Curiosas” pela sua própria Universidade privativa o professor conta no seu currículo com diversos galardões atribuídos pela sua universidade.
O professor Matululu dispôs-se a colaborar connosco enquanto não arranjar emprego. Neste período, que esperamos longo dadas as suas reconhecidas competências, tenciona presentear-nos periodicamente com algumas “curiosidades curiosas”.
Desde já agradecemos a disponibilidade do professor.
Neste meu primeiro contacto com os oficineiros – Olá oficineiros(as) – vou falar-vos de expressões que utilizamos e que tiveram origem no terramoto de Lisboa de 1755.
“ A pedra quase que lhe acertou no carro. Foi resvés Campo de Ourique. Se ele soubesse que fui eu, caía o Carmo e a Trindade. Mas isto é um segredo. Quando, daqui a uns anos largos, ele souber já estarei a fazer tijolo.”
Resvés Campo de Ourique
Significado – Por um triz, à justa
Em 1755 houve, em Lisboa, um terramoto seguido de um maremoto. A força maremoto foi de tal forma que as águas varreram Lisboa e só pararam perto de Campo de Ourique. Foi por um unha negra que Campo de Ourique não foi alagado.
Caiu o Carmo e a Trindade
Significado – Confusão, aparato, desgraça, surpresa
No terramoto de 1755 ouviu-se um grande estrondo por toda a Lisboa. A causa do barulho foi o desabamento dos Conventos do Carmo e da Trindade. Daí, sempre que há uma grande confusão, um grande barulho logo se diz que a causa foi: “caiu o Carmo e a Trindade”
Estar a Fazer Tijolo
Significado – Estar morto
Para reconstruir Lisboa após o terramoto era necessária argila para fazer os tijolos. A melhor argila disponível em Lisboa era dos terrenos onde ficava o cemitério. Foi aí que a foram buscar. Entre a argila era frequente encontrar ossadas. Daí que o povo começasse a dizer que quando morresse os seus ossos estariam junto da argila utilizada na construção, isto é os seus ossos serviriam para fazer tijolo.
Prof. Matululu
Parabéns Vitor, como todos os seus trabalhos está excelente.
ResponderExcluirUm abraço
É muito interessante!
ResponderExcluirGosto imenso destas explicações....
Continuem por favor
Sara
O professor Matululu agradece
Excluir